quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Aqui agora: fácil assim!

Não quero endurecer. Me dê da Tua luz para receber o que o Senhor tem me dado.
Nesse tempo achei que seria um chororô. Mas o Senhor tem me falado do aqui agora. Ah, se todo mundo soubesse disso... Acho que as pessoas teriam curiosidade de conhecer esse Jesus de quem tanto falamos, ou que nem falamos tanto assim, quanto pensamos.
É sobre o aqui agora. Não há margem de erro, não há espaço para a incredulidade. Não que esse assunto de Deus seja somente o aqui agora. Não mesmo. Ver para crer, a maioria pensa. Mas tenho visto que não é assim.
Para ser “crente” eu não preciso orar de um jeito ou não preciso gritar ou fazer qualquer coisa no meio de um culto. Para ser “crente” tenho que estar aqui para o Reino. Viver o reino não é viver apenas os rituais da igreja, ou não vivê-los se isso é algo que te aprisiona.
É viver. É de ser educado à fazer cocô. Não estou banalizando. É verdade.
Estaremos prontos para experimentar o sobrenatural de Deus, quando, com inteligência,  criada por Deus, soubermos viver o Reino Dele aqui na terra.
A mudança está no nosso alcance. Não é uma espiritualidade que cai na nossa cabeça, como se estivesse no ar e de repente ficamos quebrantados ou recebemos algo de Deus. Reconhecer quem é Deus e viver segundo o Reino propõe (amor), estão na classificação dos verbos. Ações. Os crentes estão demorando (vivendo uma passividade espiritual; um comodismo; e um medo de renunciar seus próprios interesses) para experimentar a verdadeira metanóia, porque acham que a mudança, ou o que Ele quer pra nós, é um processo fora do nosso alcance por se tratar de algo divino, mas temos que lembrar do Reino aqui.
Já está aqui.  É o divino na terra. Se Ele quer que sejamos mais pacientes, Ele nos dará oportunidades para isso. A paciência não é uma poeira do ar que vem flutuando e repousa na cabeça no exato momento que pedimos isso a Deus, por exemplo. É para isso que o Espírito Santo habita em nós, para nos ajudar a passar por essas oportunidades, e Ele é a própria paciência. Ele nos dá oportunidade de mudança em todo o tempo. Na vida em comunidade por exemplo. Temos que reagir em amor, porque senão enlouquecemos!



sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

O porquê de levar minha bagagem...

Levar a minha bagagem faz todo o sentido quando eu entendo o que eu vim fazer aqui. O porquê de estar nesse mundo, nesse universo. Não poderia deixar de passar por aqui sem falar de fato, quem e qual é a verdade. E verdade não no sentido de algo que é correto, mas verdade no sentido de ser um norte para uma toda vida.
Eu carrego as minhas malas em favor de algo que é muito maior que eu mesma, mas que não deixa de ser real como eu mesma. Jesus Cristo é uma pessoa. É bem possível que você já tenha ouvido sobre ele e sua história, e sim, poderá afirmar com certeza que ele foi uma pessoa de fato. E ser uma pessoa, me constata que ele era um ser real, humano. Pois bem, não estou aqui para discutir a existência de Deus ou para fazê-lo acreditar na história da vinda de Cristo na terra.
Venho para me rasgar, ao falar sobre o que acredito. Acredito no que é verdade, e essa verdade é uma pessoa. Você pode substituir essa palavra VERDADE em outra se você quiser, como talvez ideologia ou um caminho a ser seguido. Mas venho falar que carrego essas bagagens por algo que foi carne como eu, por alguém que passou nesta terra e nos ensinou a viver da melhor forma possível. Por algo que não é místico! Repito, não está somente no ar ou é somente uma energia boa. Mas por algo que de fato respirou, comeu, dormiu, viveu. Por algo que não está fora do meu alcance mesmo estando na condição de ser Deus.
JOCUM – Jovens Com Uma Missão, hoje representa uma das maiores agências missionárias, do mundo que se compromete a falar do amor de Deus, através de todas as áreas de influência da sociedade, como educação, ciência, política e até mesmo a arte. Você também pode estar pensando agora, por um breve relapso, o porquê de áreas como essas que citei acima, não serem totalmente influenciadas pelo Cristianismo. Pois bem, de fato, nem sempre fazemos bem feito. Talvez tenha alguma relação de não conseguirmos viver o que pregamos. Mas o ponto crucial não está em aumentar o índice de cristãos na face da terra, para concorrer talvez com o islamismo por exemplo.  Não se trata de estatísticas, de números. A principal razão que deveria nos guiar como ser humano é apenas viver. VIDA. Um simples motivo de Deus ter se tornado carne, foi para relacionamento. Para podermos, por exemplo, reconhece-lo nos outros. É claro que isso envolve seu sacrifício por nós na cruz, como salvação. Mas repito, Jesus foi algo, palpável, que tinha odores e que também tinha intelecto.
Tudo que falei até agora está bem concreto. Sem entrar nas evidências e provas, ou testemunhas oculares da época sobre a vida de Jesus.
E como cristã, tenho orgulho de expor que faço parte de JOCUM hoje, e o porquê carrego centenas de bagagens pra todo lado, toda hora todo tempo. Meu intuito não é cruzar fronteiras para falar sobre Deus. Isso vocês já sabem bem. A mídia fala. O padeiro fala. A vizinha fala. Não é mais tão necessário um estudioso das Escrituras para definir o que é Deus.
Meu intuito é andar por onde eu tiver que andar e falar que o que Renato Russo já cantava há anos... Que “é preciso amar as pessoas como se não houvesse o amanhã...”
Tenho um prazer de falar que quem eu acredito me ensinou a sentir o cheiro das pessoas e a rir com elas. A comer sobremesas gostosas e sentar e bater papo bacana. Jesus não tem me ensinado que seja importante, cantar em pé na igreja ou a não usar certa roupa com 3cm a mais. Ele não tem me ensinado a não cortar o cabelo para me aproximar Dele.
Não julgo que a igreja brasileira, pensa dessa forma. A psique no faz pensar em diversas coisas ao mesmo tempo e é assim que funciona a mente humana. Cada um com os seus conceitos e paradigmas. Enfim.
A pessoa de Jesus tem me ensinado a vê-lo enquanto amigo, e que eu posso ser eu mesma. Sendo mais específica, Ele tem me chamado para ser artista. E ser artista, acreditando na sua existência não me obriga a me expressar de uma forma somente. Eu posso ser eu. Você que não tem talvez esse pensamento de ver Deus em todas as coisas que regem esse mundo, saiba então que as pessoas que te cercam fazem parte da família Dele. Temos todos um DNA em comum. Mas voltando para o concreto e pensando de uma forma bem racional, o mundo seria melhor que amássemos mais. Educação, respeito e cidadania fazem parte desse currículo. Eu ao falar de Jesus, como cristã, hoje, em uma sociedade contemporânea ou requer muito estudo da minha parte ou simplesmente amor.
AME. Eu renuncio para amar. Renuncio meus pais, minha casa, para amar. O ide é pregar o evangelho. Pregar é viver. Viver não é ter uma lista de coisas para serem ditas e feitas para que se tenha uma vida feliz. Para ser feliz, viva em amor. Volto em Jesus. Ele nos ensinou em amor. Ele sentava e comia com qualquer pessoa, ele contava histórias. Ele gastava tempo com pessoas, com gente. Sentia o suor. Amar não é caridade somente. Não é aparentemente ser uma boa pessoa.  É ser realmente uma “boa” pessoa para o outro.  É uma escolha.
Vale a pena viver por isso. Pois a cada momento que eu resgato, cada pessoa que já passou na vida minha, eu reconheci Deus, através do meu relacionamento com ela, não pela quantidade de vezes que ela possivelmente tenham ido em igrejas. Mas porque eu carreguei minha bagagem e tive o privilégio de sentir o suor.
Se você não tem um norte. AME. Não sabe quem é Deus ou talvez nem queira saber. AME por um mundo melhor e mais justo, e dai você descobrirá que uma força maior está por traz disso. Se você tem alguma aversão à religião. AME. Não se torne um evangélico cheio de regras e suas prisões internas. AME. Também não deixe de ser sensível a tudo o que aconteça em sua volta, não deixe nada passar. Por um minuto uma vida toda pode passar e você pode ter perdido vários sorrisos direcionados à você ou até mesmo várias idas à  novas sorveterias na cidade. AME. COMPARTILHE. DIVIDA. Dê um bom dia para o tal padeiro e a tal vizinha que tanto te enche o saco logo de manhã. AME. Dê presentes. AME e cuide de quem você ama. Por favor, apague da memória todos os defeitos das pessoas em sua volta e principalmente todo o defeito da igreja cristã pela falta do amor. E AME independente disso. Se quiser, você pode até ir a uma igreja. Lá você encontrará pessoas que precisam ser amadas. Você mesmo, até. AME com paciência. AME.
Esse não é um texto para um comercial de margarina, onde todos ficam sorrindo em uma bela manhã. Na maioria das vezes a bela manhã não existirá. A coisa pode estar feia de vez em sempre. Mas eu creio em algo tão sólido, que me faz amar sem nada em troca. A paz interior que muitos buscam, é também estar perto de pessoas cheias de suas inquietações e turbulências e perceber que todos nós somos iguais e só mudamos de endereço. Mesmo com horas de meditação, eu não poderei experimentar a extrema felicidade sem que O OUTRO cruze o nosso caminho. Há beleza no suor e na convivência com ele. Há aprendizado na fraqueza do outro. Não parei de falar sobre Cristo. Sim, isso ainda se trata dele.
Que beleza há em não saber sobre o futuro.  Cada surpresa chega tão de repente, mas na hora certa. As relações humanas se tornam vivas e efêmeras. Não busque tanto adivinhar o que você irá viver. Deixe ser surpreendido por algo no dia.  OPA! Calma! Aqui também não é um texto de autoajuda. Estou falando de amor e de como estou com saudades de meus amigos exatamente agora, por exemplo.
Se você está lendo esse texto, é porque quis compartilhar com você o que eu tenho experimentado. O que eu tenho vivido.  E isso me tem feito bem. Isso tem me feito feliz... Posso agora lembrar de alguns rostos mais próximos, meu pais, e amigos  Gabi, Mari, Renan e Felipes, e Marcos. Com todas as imperfeições estou aqui no mundo para amar pessoas e Jesus fez isso bem, por isso que o sigo. Por isso sigo Jesus Cristo, carregando cruzes e bagagens.